Como fazer uma planta para casa?

Recebemos a seguinte pergunta de uma leitora: “Existem outras casas no mesmo terreno que a minha casa, muitas das quais irregulares com relação a planta. Não tenho condições de regularizar todas as casas mas quero reformar uma apenas. Como faço para fazer a planta desta única casa que quero reformar?

Recebemos essa pergunta muitas vezes quando visitamos clientes. Eles sempre querem saber quanto custa fazer a planta da casa. Primeiro é importante diferenciar a planta da casa do projeto de reforma. Para fazer a planta da casa você precisa de uma pessoa que possa medir os espaços e representá-los em desenho. Só a representação das medidas no desenho constitui a planta da casa.

Cabanelas_Botafogo_reforma002

Mas só a planta não é suficiente para executar uma reforma. Para isso você precisa de um arquiteto para fazer um projeto de arquitetura, que constitui muitos mais desenhos necessários para a realização da reforma por um empreiteiro ou pedreiro. Só com um projeto de reforma o profissional pode analisar a sua casa e as suas necessidades. Você pode ler mais sobre projeto de reforma neste post do site (link aqui).

WP_20180129_10_42_14_Pro(1)

Para executar uma reforma você precisará de um profissional de arquitetura ou engenharia para avaliar a estrutura da casa. Em casas é preciso verificar como foi feita a construção da estrutura para saber o que pode ser feito e o que não pode ser mexido, somente um profissional habilitado pode fazer isso com segurança. Leia mais sobre responsável por reformas neste post (link aqui)

Em relação a regularização da sua casa, as Prefeituras exigem que tenha um responsável pela construção (engenheiro ou arquiteto) no processo de regularização. Mas a reforma interna pode ser feita independente da regularização. Já alterações externas precisam ser avaliadas com a legislação local para saber se precisa de autorização. Algumas modificações de fachada, como pintura e limpeza, usualmente não necessitam de autorização e por tanto não estariam vinculadas a regularização das casas. Mas se você quiser fazer alterações de revestimento e de paredes terá de pedir autorização na prefeitura e isso implica na regularização das casas no terreno.

Espero ter ajudado todos que tem essa dúvida.

Gostou do post? Manda uma mensagem (link aqui) que te enviamos dicas de reforma toda a semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: