Roteiro para um projeto de arquitetura eficiente

E, de forma fácil, o que é um projeto de arquitetura?

São estudos feitos e desenhos entregues pelo profissional de arquitetura para que um espaço seja construído ou reformado de acordo com as necessidades do cliente e a legislação existente. Sim, a gente desenha os seus sonhos!  rs

 

Mas como fazer esse estudo de forma que o cliente veja no final o seu sonho se tornar realidade? Cada profissional tem um processo de trabalho, mas o que tem dado mais certo para nós e para nossos clientes é dividir todo o trabalho em basicamente 3 etapas: a concepção da ideia, o anteprojeto e o projeto executivo.

escritorioArq
Escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill, em 1953

Na concepção da ideia várias possibilidades de divisão e organização dos espaços são estudadas e analisadas pelo profissional até que uma se mostra a melhor para resolver/ minimizar os problemas e as exigências apresentados pelo cliente. O profissional tem que ter em conta o tamanho e o crescimento dos usuários, o estilo de vida das pessoas, o local da obra, o orçamento, a legislação local e nacional e outros fatores importantes para a tomada das decisões. As vezes mais de uma opção de distribuição espacial são mostrados para os clientes porque várias possibilidades se mostraram interessante. Os clientes devem decidir junto com o profissional qual a melhor opção para seu espaço para que seja desenvolvida pelo arquiteto nas próximas fases.

6tag_010917-081542
materiais utilizados no dia-dia do projeto de arquitetura

É nesse momento que você vai levar todos os recortes de revista que você fez, as fotos do pinterest que você curtiu e as paginas na internet que você marcou para mostrar para o profissional o que você gosta. Aqui no escritório costumamos fazer um brainstorm com o cliente com imagens de vários cômodos e estilos que gostamos. Essas conversas iniciais são muito importantes para o bom desenvolvimento do projeto.

Na etapa de anteprojeto as decisões aprovadas na fase da concepção são estudadas com maior profundidade. Normalmente se escolhem materiais de revestimento e peças de louça, móveis e cores para os ambientes. O profissional pode sugerir uma ida à lojas de revestimentos e móveis para que vocês possam fazer a escolha dos mesmos, ou ele pode levar os materiais selecionados por ele para uma reunião. Os desenhos iniciais são detalhados e afinados pelas novas escolhas. Ao final dessa etapa todas as decisões sobre os materiais e a disposição dos ambientes devem ter sido tomadas e aprovadas pelo cliente.

A etapa final é de finalização dos desenhos e detalhamento das partes para a construção. Neste momento todas as decisões e questões técnicas são mostradas em desenhos para que a execução seja feita da forma que foi planejada.

No final de todo esse processo você vai ver que o projeto é a forma de transmissão dos seus sonhos para o construtor da sua casa, da sua loja ou do seu escritório.

Esse post foi inspirado no video para Youtube da Sabrina do coisadediva. Ela falou sobre o projeto para reforma do apartamento dela e muitas pessoas perguntaram como é o desenvolvimento de um projeto de arquitetura.

Se ainda ficou alguma dúvida pergunta pra gente nos comentários.

2 comentários em “Roteiro para um projeto de arquitetura eficiente

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: