Esse apartamento é muito especial para mim porque foi o primeiro que eu fiz enquanto me formava na universidade. E fazer um projeto dá o mesmo sentimento de criar um filho: você planeja a chegada e se apega, vê nascer, cria ele com todo o carinho, repreende e se preocupa com ele em todas as fases e depois entrega ele para o mundo, ou para os moradores, no caso. Cada projeto tem um pedaço do meu coração.
A proprietária desse apartamento me procurou porque queria aumentar o espaço da cozinha e da área de serviço para que pudesse retirar a mesa de refeições da sala de estar. Além disso, o apartamento só tinha um grande banheiro para 3 quartos, essa família grande precisava com urgência de mais um banheiro para a hora do rush.

E esse projeto foi bem diferente: a cliente ganhou grande parte do material de revestimento de sobra de uma outra obra (caixas fechadas de revestimento que sobraram) e queria aproveitar ao máximo os revestimentos e gastar o minimo em novos materiais. Assumi esse desafio com muita responsabilidade na utilização dos materiais.
Então o começo foi contar a metragem de todos os revestimentos que tínhamos disponível e planejar quais espaços receberiam cada revestimento, dependendo da quantidade necessária. Imagina além de pensar na paginação e como embelezar o espaço, você ter de contar se tinha a quantidade de peças para o espaço. Acabei com muita experiencia em como economizar os materiais.

O banheiro que existia no apartamento tinha uma banheira, um box pequeno e uma pia antiga. Sua dimensão era tão grande que permitiu que se fizessem dois banheiros menores, só tivemos de avançar 1 metro para a área de serviço. O aquecedor de água também estava instalado dentro do banheiro e precisava ir para a área de serviço.

Sugeri que dividíssemos o grande banheiro em dois banheiro com dimensões menores mas com tamanho confortável. O acesso ao novo banheiro ficou na passagem entre a cozinha e a sala, assim podendo servir de apoio para reuniões na casa.

O novo banheiro ganhou revestimento em pastilhas brancas com detalhes em pastilha verde. Lembro que tive de contar a quantidade de pastilha de cada formato e cor inúmeras vezes para me certificar que existia quantidade para a paginação. O corte das placas de pastilha foi cuidadosamente analisado para que houvesse suficiente para os detalhes verdes do banheiro. Realmente o ladrilheiro foi um santo na execução desse serviço.
Um box em formato L e uma bancada em vidro permitiram dar maior leveza ao espaço. A aparência desse banheiro é que ele não é tão pequeno. As medidas necessárias foram cuidadosamente estudadas para que todas as atividades tivessem espaço certo.
O box em formato L permitiu que o vaso fosse instalado ao lado direito e a entrada para o box ficou na quina. A pedido da proprietária utilizei revestimento em dimensões maiores dentro do box para diminuir a área de rejunte no espaço que recebe muita água. Mantive esse revestimento até a altura do box para que com os vidros fechados houvesse harmonia no espaço todo do banheiro com a pastilha acima do box.

A bancada de vidro desse banheiro harmoniza perfeitamente com as prateleiras e os metais de acabamento. No final as horas contando pastilha valeram a pena.

O outro trecho do banheiro existente, que continuava com acesso direto aos quartos ficou para o quarto do casal. Sugeri uma porta entre os dois quartos e o quarto principal, assim criamos uma suite para o casal.

O banheiro da suite tem formato retangular. Para sua dimensão final foi necessário deslocar a parede de fundo para a área de serviço e aumentar o box para que fosse mais confortável. Os aparelhos sanitários foram alinhados numa mesma parede pois assim diminui a área de passagem e barateia a instalação hidráulica.

As pastilhas brancas foram posicionadas somente em uma parede e uma faixa azul fez um detalhe colorido no branco do banheiro.

A cozinha precisava de uma modernizada para poder comportar as facilidades de utensílios da atualidade. A bancada de pedra já tinha visto dias melhores e o armário abaixo já se desfazia.

Mantive a bancada na mesma posição mas instalamos uma em aço inox que facilita muito a limpeza da mesma. Um armário com prateleiras abaixo da pia permite flexibilidade na arrumação.
Aumentamos o vão entre a cozinha e a área de serviço para que houvesse mais iluminação na cozinha durante o dia.

Os armários que a moradora já possuía foram fixados na parede de forma a permitir uma bancada lateral de apoio a pia, com os utensílios eletrodomésticos e o microondas.

A geladeira, que antes ficava na área de serviço, foi instalada ao lado do fogão. Essa mudança permitiu a compactação do espaço de preparo de alimentos e a agilidade na utilização do espaço.

Na área de serviço ficava a maquina de lavar e a geladeira, por falta de espaço na cozinha. Precisa colocar nesse espaço uma mesa de jantar.

Para isso, demolimos o banheiro de empregada, que não era necessário nesta família. No local do banheiro foi instalada a maquina de lavar roupas.

O tanque de lavar roupas em alvenaria permite que peças maiores sejam lavadas sem problema de espaço. E o aquecedor foi instalado no local com grande ventilação e que não incomoda nenhuma outra atividade.
