Um apartamento na Tijuca todo reformado só precisava de uma cozinha mais moderna e eficiente. O casal de proprietários já havia reformado todos os banheiros e cômodos do apartamento mas a cozinha continuava com a mesma cara que tinha 20 anos antes, quando compraram o apartamento.
As paredes em revestimento em formica amarela serão toda substituída para porcelanato branco. Assim todo o comodo será mais claro. O piso em cerâmica vermelha será substituído por porcelanato em cinza cimento queimado.

Os moradores precisavam de maior eficiência na utilização dos equipamentos da cozinha mas não queriam mudar a localização dos mesmos. Por isso mantivemos o local dos principais: a pia e o fogão. O deposito de alimentos foi mantido e o antigo quarto de empregada foi transformado em depósito com armário para roupas sujas e para passar ao lado da lavanderia.

A pedido da moradora o fogão foi substituído por uma combinação de bancada com cooktop e forno embutido ao lado. Assim foi possível manter gaveteiros abaixo da bancada para panelas e talheres para utilização do cozimento. O microondas foi posicionado acima do forno para manter o local de preparo e aquecimento de alimentos todo junto.
Os moradores precisavam colocar duas geladeiras para conseguirem estocar todos os produtos nas compras mensais de mantimentos. Para manter a dinâmica da cozinha, mantivemos as duas geladeiras juntas e próximas do fogão e da pia de preparo.

A bancada da pia foi aumentada e dividida entre bancada seca e molhada. Na bancada seca o preparo dos alimentos é feita e por isso está mais próximo do deposito de alimentos (na porta a esquerda) e do local das geladeiras. Nesta área seca os utensilios podem ser ligados na tomada e utilizados, como a cafeteira, grill, torradeira, etc.


Na bancada molhada localizamos a pia e a lavadora de louças para manter essas duas juntas e melhorar a eficiência na limpeza da louça.

O revestimento acima da bancada da pia e do cooktop será o mesmo para criar uma harmonia entre esses espaços. A proprietária queria uma bancada escura e armários brancos, por isso seguimos a mesma pedra na lateral dos armários da pia e do cooktop.


Os moradores pediram que não houvesse porta de divisão entre a cozinha e a área de serviço pois não queriam que diminuísse a ventilação na cozinha. Ao lado do quarto de empregada mantivemos a área da lavanderia com uma nova bancada e máquina de lavar roupas embutida. A bancada possibilita que a pessoa tenha mais espaço para lavar as roupas e organizar a maquina.

A profundidade do armário do fogão embutido era maior que a parede existente. Para não deixar uma lateral simples de armário, criamos prateleiras entre o fogão e o local do aquecedor a gás. Assim os moradores podem colocar flores, plantas e objetos de decoração. Essa solução cria um embelezamento nesta área e esconde um pouco a lateral do aquecedor, um equipamento necessário mais nada bonito.

Ao lado da entrada para a sala de estar e jantar foi mantida uma mesa para refeições rápidas. A parede com quadro é o local do quadro de disjuntores do apartamento. Colocar um quadro na frente do mesmo permite que se possa esconder o quadro elétrico mas ter acesso ao mesmo quando necessário. Acima da mesa de refeições foi proposta uma prateleira com iluminação superior e inferior para o quadro da parede.
- Foto da área de refeições rápidas após a reforma
Ao lado da mesa de refeições a proprietária comprará uma cristaleira para arrumar as cerâmicas que ela mesma pinta.

