O que um arquiteto(a) pode fazer por você?

Muitas vezes encontramos pessoas no nosso dia-dia que não sabem o papel do arquiteto(a). Você já até ouviu dizer que ele desenha mas não sabe quais são suas habilidades e conhecimentos e como essa profissão pode ser útil para a sociedade. A primeira impressão das pessoas, de um modo geral, é que é um serviço para poucos, possivelmente caro e desnecessário. Vamos desmistificar isto!

Quer saber o que o arquiteto(a) pode fazer por você que tem uma moradia, uma loja ou um escritório, próprio ou alugado, e quer dar uma incrementada no lugar em que você passa grande parte do seu dia. Ou você que tem um terreno e não sabe quando, nem se vai contratar um arquiteto. E o sindico do prédio que quer valorizar o espaço coletivo ou ideias para melhorar a utilização dos mesmos. Ou mesmo aquela casa em áreas de baixa renda e precisa de umas ideias para melhorar a ventilação e iluminação dos espaços. Em todos esses momentos o arquiteto é o profissional que auxilia você a chegar no seu objetivo.

Vamos deixar claro que a formação do arquiteto é muito ampla e que existem muitos campos pelos quais ele pode trabalhar: projetos de arquitetura (tanto de apartamentos, casas ou prédios, moradia de baixa renda) e decoração, obra de construções, reforma de prédios históricos, paisagismo, planejamento de cidades, projeto e construção de praças, pesquisa, e tantos outros que fica difícil aqui nomear todos. Para quem pensa em contratar um profissional o melhor é nas mídias para ver se o profissional atua na área que você precisa. Ver os trabalhos anteriores é sempre bom porque você já identifica ou não com o estilo do profissional.

Mas vamos nos voltar para a nossa área de atuação aqui do escritório só pra ser mais direto. Os arquitetos que fazem obra e decoração de interiores podem fazer o projeto de arquitetura, acompanhar a obra, e pode também fazer consultoria para quem ainda não pensa em fazer uma obra e quer algumas ideias iniciais.

No projeto de arquitetura serão definidas as áreas de demolição e contrução, os espaços que você precisa para usar a sua casa do jeito que você quer, a escolha dos materiais de revestimento das paredes e dos pisos, a alteração da infra-estrutura (parte elétrica, iluminação e hidraulica) quando for necessário, os espaços de armários para a necessidade de cada ambiente e do jeitinho de cada morador para organizar a sua vida.

EPLuaClaplanta_baixa.jpg
Estudo Tridimensional para projeto de reforma

No acompanhamento da obra o profissional atua na coordenação dos profissionais contratados (pedreiros, bombeiro, azulejeiro, eletricista, marmoreiro, marceneiro e outros) e na resolução de possiveis conflitos inesperados no projeto, como aquela coluna de descida d’água que está bem onde vai ter uma porta, o material que você escolheu mas que parou de fabricar, a viga que não se esperava na parede que ia ser demolida, e outras questões. Além disso, o profissional pode auxiliar aquela pessoa que só quer dar uma repaginada no ambiente que já tem mobiliado, sugerindo cores para paredes, re-organizando seu espaço e a bagunça com ideias de moveis, e tantos outros conselhos que podem ser dados.

Já no seu escritório ou na sua loja o arquiteto pode te ajudar na criação do seu estilo pessoal, a marca que as pessoas vão lembrar quando sairem do seu negócio. A primeira impressão de um estabelecimento comercial faz muito pelo marketing local, quem nunca passou por um restaurante bonito e sentiu a vontade para entrar?

Tem outras duvidas sobre o que faz um arquiteto? Manda pra gente nos comentarios que respondemos.

2 comentários em “O que um arquiteto(a) pode fazer por você?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: