No bairro do Leblon, um jovem família, prestes a receber mais um filho, precisava se mudar para um apartamento maior. O local escolhido tinha o tamanho ideal mas não condizia em nada com a cara desta família moderna e cheia de vida.
Trabalhando com um orçamento limitado, planejamos a colagem do piso vinílico por todo o apartamento para trazer um piso quente para o local. Um dos pedidos do casal era não utilizar rebaixo em gesso, por isso propus uma iluminação estilo industrial com trilho eletrizado. Assim a iluminação pode ser modificada com o passar do tempo e com as mudanças que eles fizerem no espaço.
A parede em cimento queimado é destaque nesta pegada mais moderna da sala, com as manchas irregulares e estilo descontraído.
O lavabo tem a mesma parede em cimento queimado e dá uma continuidade no estilo da sala. O piso em vinílico continuou ate o lavabo.
A sala de jantar teve a quebra das paredes que separavam da sala de estar e permitiu a integração dos espaços. O espaço recebeu um painel de acesso à cozinha com possibilidade de abertura total ou fechamento. Os moradores podem receber para um jantar formal e fechar totalmente a passagem com a cozinha. Mas no dia-dia manter aberto.
O painel de passagem com a cozinha tem portas e iluminação de destaque para o desenho do projeto. As prateleiras permitem que a família exponha lembranças das viagem e recordações do tempo.
A cozinha foi totalmente modernizada para as necessidades da nova familia. Mas mantivemos a bancada em aço inox e o fogão que já estavam no apartamento.
No acesso a sala de jantar fizemos uma bancada para comidas rápidas e um armário suspenso para equipamentos para café da manhã, assim tornando a correria mais organizada.
A despensa foi planejada com armário aberto posicionando a area de material de limpeza, malas, roupas de lavar e passar.
No quarto de brincar das crianças utilizamos cores fortes para estimular a criatividade dos pequenos. Aproveitamos os armários e prateleiras existentes e demos cores novas para os móveis antigos.
Uma grande parede-tela de pintura cor preta permite que os pequenos desenhem em liberdade. Além disso, acesso a outros brinquedos na altura das suas mãozinhas.
O banheiro das crianças seguiu o mesmo espirito vivaz do resto da casa. Uma brincadeira com dois tons de azul na parede e o restante em branco e madeira. O chuveiro com parede e piso em porcelanato que imita madeira traz uma sensação de mais natural e quebra com o frio branco dos demais revestimentos.
No quarto das crianças usamos cores claras e pastel para acalmar o sono dos pequenos. Uma das paredes foi coberta com papel de parede em tons pasteis da loja Uaua Baby. Nas outras paredes instalamos prateleiras para os livros de leitura pré-soninho. Um grande armário foi projetado para abrigar as roupas e utilidades dos dois irmãos.
Na suite do casal fizemos um pequeno closet com armários abertos. Como os clientes não queriam que o closet fosse visto do corredor, planejei a entrada para o quarto com uma divisória com quadros.
Dentro do quarto escolhemos a cor suco de goiaba na parede, servindo como cabeceira. Duas luminárias pendentes com acendimento independentes possibilitam a leitura no final do dia. A prateleira superior foi posicionada abaixo da viga sobressalente e esconde esta peça da estrutura.
O painel da TV com desenho piso-teto tem a intenção de dar a ilusão de alongar o pé-direito e abrigar todos os equipamentos eletrônicos.
O closet tem dimenções minimas para abrigar as roupas e sapatos do casal.
O banheiro da suite manteve a pintura em suco de goiaba e madeira.
Execução da obra: Decorcom – Paulo Vergele
Mobiliário planejado: Krisbella Modulados
piso e cortinas:
Fotos do Fabricio Arriaga