A imobiliária de aluguel de temporada Estadia Carioca precisava de uma sala nova para as necessidades de organização de serviços na limpeza de roupa de cama e parceiros de organização de agendamentos. Para isso eles procuraram a arquiteta Alice Cabanelas para a reforma de uma sala anteriormente ocupada como escritório por outra empresa.

A necessidade da reforma era complexa pois a empresa precisava de todo um espaço de lavanderia complexo centralizado para organizar o dia-dia da arrumação dos imóveis com todo os material necessário. Eles precisavam de três maquinas de lavar e cinco maquinas de secar as roupas, além de uma cuba e bancada para lavagem e dobrar roupas de cama.

Além da necessiade de maquinas para lavar e secar a roupa de cama e toalhas, era importante um espaço para guardar a roupa suja antes da lavagem pois o volume de roupa é muito grande e a lavagem não acontece no mesmo dia que chega na lavanderia. Para isso sugerimos uma estante sem porta para guardar o material e dividi-lo entre imóveis.

Os clientes pediram um varal pequeno para deixar secando roupas mais grossas que pudessem sair da secadora um pouco umidas, pela experiencia deles. Para não estragar a parede nesta área de lavanderia foi instalado um revestimento vinílico imitando cimento queimado na parede acima da bancada.

A copa e o banheiro já existiam na sala e não seriam reformadas inicialmente mas durante o projeto de arquitetura descobrimos um deposito extra ao lado do banheiro que fazia parte da sala mas tinha acesso por fora da sala. Decidimos junto ao cliente aproveitar o deposito para transformar no banheiro e ampliar a copa existente para caber uma geladeira pequena, pedido do cliente.

Complementando a área de lavanderia, foi panejado uma área de armazenagem de roupa de cama com a possibilidade de dividir por imóveis e bairros em armários grandes do piso até o teto, assim a organização do acervo de material dos serviços de limpeza foram catalogados.

Além da área de lavagem a Estadia Carioca precisava de um espaço para posicionar a equipe de organização de alugueis para o crescimento da demanda dos últimos anos e novos funcionários. O pedido inicial era conseguir lugar de trabalho para 10 pessoas mas o projeto conseguiu local para 8 pessoas trabalharem mas com 2 lugares para alimentação que podem ser usados numa necessidade.

Para dividir os espaços de lavagem e de parceiros foi instalada uma parede de drywall com tratamento acústico e vidro duplo para permitir um trabalho mais silencioso para os funcionários.

Um dos atrativos da sala para os clientes era a existência de um jardim que poderia ser recuperado para ser uma área de descompressão para os parceiros durante a jornada de trabalho.


Deixe um comentário