Uma mudança na vida pode incentivar uma nova compra de imóvel. E uma família em crescimento precisa planejar as mudanças na dinâmica do seu espaço. Nesse sentido essa família panejando aumentar o numero de filhos precisou de maior espaço para criação das crianças. Uma cobertura com terraço externo é um espaço ideal para permitir uma maior liberdade para a família.

Mesmo uma cobertura com o espaço grande pode não ter a cara dos moradores e precisando de uma renovação no tempo. A sala de estar e jantar já tinha um lindo piso em tacos que planejamento manter mas a iluminação precisava de melhorias para explorar mais o espaço e os objetos de valor da familia.

Além disso, as portas externas para o terraço ainda eram de madeira e precisavam ser trocadas por modelos em alumínio. Aproveitamos para fazer portas de correr com 3 folhas que permitem um vão maior quando estão abertas, o que aumenta a ventilação e iluminação.

A iluminação especial para esse cômodo transformou o espaço clássico em jovial. Como os moradores não queriam fazer rebaixo em gesso a solução para dar opções de iluminação foi um trilho com spots. Agora a família pode mudar o local do spot para planejar alterações no espaço com quadros novos e objetos de decoração.

Também implementamos as modernidades elétricas e de rede para o hometheater na sala de estar. Os moradores decidiram adiar a execução do móvel da TV para outro momento devido a redução de orçamento. A instalação do ar-condicionado é praticamente uma exigência atual para moradores no Rio de Janeiro.

Na sala planejamos um móvel especial para a sala de jantar: um canto alemão. O mais legal desta solução é que pode ser um baú para guardar os objetos que não são mais utilizados, além de um banco para quando tem mais gente em casa.

A sala de estar ganhou um banheiro ao lado para utilizar como lavabo e nos momentos de descontração da área externa. Uma bancada em porcelanato foi instalada com armário abaixo. A coisa mais importante é ter o chuveiro para aquele banho também e não somente um lavabo.

A mudança mais importante do apartamento foi o aumento da cozinha no antigo local em que ficava o quarto e banheiro de serviço. Desde a minha primeira visita ao local me incomodou que existia uma janela enorme no corredor de passagem para a área de serviço e a cozinha era uma área escura. Os clientes aceitaram fazer a alteração da cozinha, o que seria uma grande obra, e o apartamento mudou totalmente.

Para essa mudança descobrimos durante o planejamento que as paredes eram estruturais e precisamos fazer um reforço estrutural para poder demolir as paredes que precisávamos. Além disso, já sabíamos que encontraríamos tubulações de agua nas paredes que precisamos demolir.

No principio do projeto os clientes queriam uma piscina no terraço mas uma avaliação estrutural não permitiu a instalação do peso extra. Então planejamos uma área de churrasqueira com um chuveiro para os dias mais quentes. Também planejamos que este espaço fosse parcialmente coberto mas ficou para uma segunda fase do apartamento.

Os quartos foram pouco alterados na obra pois já tinham um tamanho satisfatório. O piso foi mantido e foram instalados ar-condicionados split para maior conforto. As alterações foram feitas por pintura nas paredes. O armário também foi alterado para um novo com mais espaço e organização interna.

O banheiro social estava em condições de uso e tinha sido reformado a alguns anos mas não tinha a cara dos novos moradores. Como não havia muito orçamento para a reforma total do ambiente decidimos fazer uma adição acima do existente com cimento queimado nas paredes e revestimento no box acima do existente. Também instalamos um armário para guardar o material do espaço.

Na suíte os novos proprietários decidiram manter o armário existente para economizar no orçamento geral. Mas como o casal precisava de mais espaço planejamos um armário lateral na cama com a cabeceira para organizar o espaço. O banheiro foi totalmente reformado para aumentar a bancada, ter um armário para os objetos do dia-dia e mais espaço no box do chuveiro.

Sugerimos utilizar uma área externa coberta como closet para a suíte e mais espaço para guardar os objetos pessoais do casal. Esses espaços que anteriormente eram mal utilizados são muito importante numa visualização geral do espaço e necessidade dos clientes.

Projeto de arquitetura: Cabanelas Projetos
Execução da obra: Fialho Construtora
Armários: Pai e Filho Marcenaria
Revestimentos: Portobello, Rocca, Portinari, Frei Caneca
Marmores: MG5 marmoraria


Deixe um comentário