Você quer construir uma nova moradia ou quer reformar a sua, e o que fazer agora? É claro que você vai contratar um projeto com um arquiteto porque você já sabe a diferença que este profissional pode fazer no seu espaço (leia aqui e aqui o que saber mais sobre o projeto de arquitetura).
Depois que você já tem todo o planejamento do que será feito, previsão de quanto você vai gastar e de que profissionais você vai precisar, começa o momento de se preparar para a obra. Aí muita gente começa a temer e postergar, não é mesmo? A maioria das pessoas tem a ideia de que obra só dá dor de cabeça, e até certo ponto essa ideia é correta pois mudar hábitos ou criar inconvenientes na nossa vida, que já é corrida, sempre dá chateação, não é mesmo?

Eu diria que a maioria das reclamações se torna realidade porque muitas das obras realizadas não são devidamente planejadas. Você pede um orçamento para o empreiteiro que te recomendaram e marca uma data pra ele começar. Isso é uma organização mas não é um devido planejamento.
Como a obra vai mudar a rotina da sua família? Que mudanças na sua vida você precisa fazer durante o período da obra? No caso de uma empresa, como a obra vai mudar as atividades dos seus funcionários? Quando você vai precisar dos outros fornecedores? Quando os materiais que você precisa comprar serão necessários? Pare e pense nisso tudo antes de começar.
A maioria dos empreiteiros vai pedindo os materiais enquanto vão precisando e você precisa correr para compra-los. Se você tem tempo disponível essa forma de trabalho não vai te incomodar. Mas pra quem trabalha o dia todo e só tem o final de semana, isso pode se tornar um grande problema. E no caso de ambientes comerciais o prazo de finalização da obra é sempre uma questão importante.
É neste momento que um cronograma físico-financeiro é tão importante. Com ele na mão você vai saber quando serão feitas as atividades e quando serão necessários os materiais para o desenvolvimento dos trabalhos.
Além disso, existem diversos profissionais que atuam numa mesma obra. Dependendo da complexidade, temos pedreiros, bombeiros, gesseiros, eletricistas, instaladores, marceneiros, e outros profissionais. Para coordenar todas as atividades e saber como os trabalhos podem ser executados de forma conjunta, é necessário uma pessoa que saiba todos os profissionais envolvidos e quando eles serão necessários.
O empreiteiro sabe sobre os trabalhos desenvolvidos pela equipe dele mas e os outros? Quando a bancada deve ser entregue? O gesso do teto deve ser feito quando? Qualquer necessidade de esperar por um fornecedor pode atrasar a obra e te dar aquela famosa dor de cabeça.
Por esses motivos é importante ter uma pessoa trabalhando para o melhor andamento da sua obra. Contrate um profissional!
Ainda tem dúvidas? Manda uma mensagem ou Liga pra gente (021) 99123-3628